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Revista Brasileira de Educação Especial
versión impresa ISSN 1413-6538
Resumen
FLOR, Carla da Silva; VANZIN, Tarcisio y ULBRICHT, Vânia. Recomendações da Wcag 2.0 (2008) e a acessibilidade de surdos em conteúdos da Web. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2013, vol.19, n.02, pp.161-168. ISSN 1413-6538.
Este artigo apresenta uma discussão a respeito da comunicação de surdos no contexto dos padrões de acessibilidade na web. Primeiramente traz um estudo bibliográfico sobre a comunicação de surdos, o método linguístico adotado nas escolas e o reflexo na história da sua educação. Em seguida, discorre sobre o bilinguismo, as identidades surdas e as diretrizes de acessibilidade propostas pela WCAG 2.0 (2008). A partir de pesquisa bibliográfica, realizada em fontes primárias, selecionaram-se os critérios de sucesso relacionados à surdez a fim de verificar se a língua de sinais, tida como primeira língua dos surdos (L1) na filosofia do bilinguismo, é considerada na concepção dos princípios da WCAG 2.0 (2008). Por fim, o artigo enfatiza a comunicação bilíngue como necessária para que os conteúdos da web possam estabelecer uma uniformidade com a linguagem habitual da cultura surda.
Palabras clave : Educação Especial; Bilinguismo; Surdez; Acessibilidade; Web.