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Revista Brasileira de Educação Especial
versión impresa ISSN 1413-6538
Resumen
CIANCA, Fabiane Silva Chueire y MARQUEZINE, Maria Cristina. A percepção dos coordenadores de licenciaturas da UEL sobre altas habilidades/superdotação. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2014, vol.20, n.4, pp.591-604. ISSN 1413-6538. https://doi.org//10.1590/S1413-65382014000400010.
O presente relato de pesquisa procura mostrar como a temática de altas habilidades/superdotação (AH/SD) foi vislumbrada por docentes do ensino superior, buscando conhecer, mais especificamente, qual percepção tinham os coordenadores dos colegiados dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina (UEL) acerca desse tema. Objetivou-se identificar a percepção dos coordenadores dos colegiados dos cursos de licenciatura da UEL a respeito de AH/SD. A pesquisa descritiva, de análise quali-quantitativa, teve como participantes 14 docentes, coordenadores dos colegiados das licenciaturas. A entrevista semiestruturada foi utilizada para a coleta de dados. Após a transcrição, as falas foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados indicaram que a percepção dos docentes sobre a temática AH/SD era ainda elementar, utilizaram do senso comum ao tratar da superdotação, não reconheciam seus estudantes com potencial de AH/SD; entretanto, apontavam diversos indicadores em alunos, dos cursos nos quais atuavam, condizentes com os elencados na literatura da área. Notou-se, portanto, que é preciso que pesquisas nesta área continuem sendo realizadas e que sejam ofertadas formações para que os docentes do ensino superior possam desvencilhar-se de ideias próprias do senso comum e dos mitos que envolvem a temática AH/SD.
Palabras clave : Educação Especial; Altas Habilidades/Superdotação; Ensino Superior; Curso de Licenciatura.