Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação Especial
versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470
Resumen
MELLA, Enrique Riquelme; LAVOIE, Gerard; RAPIMAN, Daniel Quilaqueo y MILLAN, Segundo Quintriqueo. Emoção e Exclusão: Ideias-Chave de Vygotsky para Rever Nosso Papel em uma Escola com um Ambiente de Diversidade Cultural. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2017, vol.23, n.2, pp.169-184. ISSN 1980-5470. https://doi.org/10.1590/S1413-65382317000200002.
pesquisas demonstram que crianças pertencentes a grupos minoritários com diagnóstico de transtornos emocionais e comportamentais estão superrepresentadas, sendo as minorias étnicas as mais afetadas. Os diagnósticos resultaram em racismo e discriminação. Este artigo reflete sobre a necessidade de desenvolver modelos de inclusão mais integrados e dinâmicos para as escolas. Com base nas ideias de Vygotsky, faz-se uma reflexão sobre a educação emocional nas escolas, especificamente sobre a necessidade de incluir - na formação de professores - o papel principal das regras culturais emocionais na dinâmica de exclusão / inclusão de minorias. O artigo conclui com propostas a serem consideradas para uma visão culturalmente sensata sobre inclusão.
Palabras clave : Educação Especial; Transtornos emocionais e comportamentais; Minorias étnicas; Emoção; Educação inclusiva.