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Revista Brasileira de Educação Especial
versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470
Resumen
NERES, Celi Corrêa y CORREA, Nesdete Mesquita. Análise dos Artigos na Área da Deficiência Visual Publicados na Revista Brasileira de Educação Especial (1992-2017)1. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2018, vol.24, n.spe, pp.153-166. Epub 01-Oct-2018. ISSN 1980-5470. https://doi.org/10.1590/s1413-65382418000400011.
Este estudo objetivou analisar os artigos na área da deficiência visual publicados na Revista Brasileira de Educação Especial - RBEE, desde a sua criação, em 1992, até 2017, visando evidenciar o registro dessa área nas publicações veiculadas nesse periódico. Na coleta do material, foram identificadas 46 publicações, sendo três resenhas, um comentário e 42 artigos nos gêneros textuais ensaio, revisão de literatura e relato de pesquisa. Foram excluídos da análise o comentário e as resenhas. Para a leitura e a análise dos 42 artigos, foram adotados os seguintes eixos: distribuição anual dos artigos, autoria, temas apresentados, regiões e instituições de origem, gêneros textuais e interfaces com outras áreas do conhecimento. Os resultados mostraram que a área da deficiência visual está presente na produção acadêmica, com maior evidência nas duas últimas décadas. Os temas dos artigos constituíram-se por diferentes áreas do conhecimento, com destaque para a interface com a área das Ciências da Saúde. Os indicadores de regiões e de instituições de origem dos artigos revelaram que, embora a RBEE divulgue estudos de origem internacional, em âmbito nacional, os artigos não abrangeram a totalidade de instituições brasileiras localizadas nas diversas regiões do país.
Palabras clave : Educação Especial; Deficiência visual; Revista Brasileira de Educação Especial.