Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação Especial
versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470
Resumen
SECANELL, Irene López y NUNEZ, Sabina Pastor. Mindfulness y el Abordaje del TDAH en el Contexto Educativo. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2019, vol.25, n.1, pp.175-188. Epub 02-Ene-2019. ISSN 1980-5470. https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000100011.
O objetivo do presente trabalho foi a realização de uma revisão sistemática de estudos sobre a eficácia das intervenções baseadas em mindfulness no tratamento do TDAH para sua possível implementação no contexto educacional. Da mesma forma, também foram analisados a metodologia e o procedimento de cada estudo. O processo de pesquisa foi realizado nas bases de dados PsycINFO, ERIC, Dialnet plus, Roderic e Google Scholar, utilizando palavras-chave e determinados critérios de inclusão e exclusão. Apenas seis artigos dentre 121 preencheram esses critérios. Os resultados mostram como as pesquisas evidenciam uma redução da sintomatologia principal do TDAH através do mindfulness. Ao mesmo tempo, concluímos a falta de estudos e programas de mindfulness e TDAH inclusivos em contextos educacionais.
Palabras clave : Mindfulness; ADHD; Educação; Intervenção.