O que é Ensino Colaborativo?
A ampliação do acesso dos estudantes da Educação Especial às escolas de ensino comum possibilitou uma mudança de foco, dando origem ao movimento de inclusão escolar. Na perspectiva da Educação Inclusiva, todos os estudantes, com ou sem deficiência, passaram a ser ensinados na mesma sala. Assim, as escolas vivem um constante desafio de reorganizarem-se, para atender aos estudantes e não o contrário. O Ensino Colaborativo surge como um trabalho de parceria entre o professor de ensino comum e o professor de Educação Especial, dividindo a responsabilidade do ensino, considerando as especificidades, os ritmos e os estilos de aprendizado, para favorecer o acesso e a aprendizagem de todos, inclusive dos alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE).
Nos últimos anos, a colaboração entre profissionais tem se tornado essencial para o alcance das metas da Educação Inclusiva. Desse modo, a obra O que é Ensino Colaborativo?, elaborada a partir das pesquisas de Mestrado de Ana Paula Zerbato e de Doutorado de Vera Lucia Messias Fialho Capellini, produzidas no âmbito do Grupo de Pesquisa Formação de Recursos Humanos em Educação Especial (GP - FOREESP), sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Enicéia Gonçalves Mendes, propõe divulgar os conhecimentos científicos em uma linguagem mais acessível para os professores, permitindo que revejam suas práticas pedagógicas, com o objetivo de torná-las mais inclusivas (Capellini & Zerbato, 2019).
De modo dinâmico e ilustrado, o estudo foi organizado em cinco capítulos. No primeiro, as autoras discorrem sobre as fundamentações teóricas e introdutórias referentes à Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e ao seu público, de acordo com as políticas brasileiras vigentes. Nos capítulos subsequentes, o Ensino Colaborativo é apresentado de forma esclarecedora. Que tal aprender agora o que é um Ensino Colaborativo? alude ao conceito de Ensino Colaborativo, suas características e como ele pode ser implementado. Modelos de implementação do Ensino Colaborativo aborda os diferentes modelos do Ensino Colaborativo que podem ser realizados em sala de aula, além das principais dimensões necessárias para a sua aplicação na escola comum.
Ensino colaborativo e inclusão escolar: e agora, a responsabilidade é de quem? trata das reflexões sobre a escola inclusiva, os papéis e as responsabilidades do professor do Ensino Comum, da Educação Especial e de ambos, para o desenvolvimento do currículo escolar e a concretização do Ensino Colaborativo. O papel da gestão escolar é destacado como imprescindível para a sua efetivação. No quinto capítulo, a obra é complementada com experiências de pesquisas sobre o Ensino Colaborativo realizadas no Brasil. Nas considerações finais, são destacados alguns questionamentos e reflexões acerca da adoção do Ensino Colaborativo. Apesar de sua implementação depender de investimentos em recursos que deem suporte ao professor de Educação Especial, a fim de atuar em conjunto com o professor da classe comum, a escola que deseja se tornar inclusiva deve lançar meios de oferta de formação inicial e continuada e a garantia da execução de um trabalho colaborativo.
Por último, é apresentada uma seção com dúvidas frequentes expressas por professores e equipe escolar, quando a escola opta pelo trabalho em colaboração e inicia sua implementação. Essa seção reforça a proposta do livro, uma vez que visa a minimizar as principais dificuldades que possam ser encontradas na prática, tornando-se, assim, um excelente guia para a atuação dos professores.