Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação Especial
versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470
Resumen
ALMEIDA, Maria Amélia; LOURENCO, Gerusa Ferreira y SILVA, Aline Maira da. ENTREVISTA COM A PROFESSORA MARIA AMÉLIA ALMEIDA: CAMINHOS PA RA A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO BRASIL1. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2023, vol.29, e0216. Epub 15-Mayo-2023. ISSN 1980-5470. https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0216.
A consolidação da produção de conhecimento em Educação Especial no Brasil é marcada pela trajetória de professores pioneiros que puderam vivenciar formações internacionais e trazer para o país inovações da atuação junto aos estudantes com deficiência, além da expertise em delineamentos de pesquisa para essa produção. Assim sendo, este texto traz uma entrevista com a Professora Maria Amélia Almeida, da Universidade Federal de São Carlos, com a narrativa das oportunidades de formação em pesquisa vivenciadas e o seu interesse na área da Deficiência Intelectual. A Professora Maria Amélia Almeida destaca o processo de tradução e de validação, para o Brasil, da Escala de Intensidade de Suporte sob o qual ela tem se debruçado em seu grupo de pesquisa ao longo dos últimos anos e reconhece o importante papel da Revista Brasileira de Educação Especial para a área no Brasil.
Palabras clave : Educação Especial; Deficiência Intelectual; Produção de conhecimento.