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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versión impresa ISSN 1414-4077
Resumen
MENEGHE, Stela M. y BERTOLIN, Júlio C. G.. Avaliação das Condições de Ensino/ACE do INEP reflexões sobre procedimentos e contribuições das comissões: a discussion of procedures and contributions by the evaluation commissions. Avaliação (Campinas) [online]. 2004, vol.09, n.01, pp.151-171. ISSN 1414-4077.
Nos termos da LDB/1996, compete à União exercer atribuições relativas à avaliação e supervisão de cursos de Educação Superior. Este texto objetiva fazer uma reflexão sobre um dos mecanismos de avaliação de cursos de graduação implementados para atender a este dispositivo legal: a Avaliação das Condições de Ensino/ACE, do INEP. A Avaliação das Condições de ensino/ACE é um procedimento de avaliação realizado periodicamente, utilizado para o reconhecimento ou renovação de reconhecimento dos cursos de graduação, sendo uma medida necessária para a emissão de diplomas. Para realização da análise aqui apresentada, foram tomados como objeto documentos produzidos pelo INEP, relatórios elaborados por Comissões de ACE, além de entrevistas com especialistas do INEP e com membros de Comissões de diversas áreas. Inicialmente, o texto apresenta um breve histórico da criação e dos objetivos da ACE; a seguir, descreve os critérios de seleção e o treinamento de avaliadores e procedimentos das Comissões (instrumentos utilizados, realização de visitas, elaboração de relatórios) Finalizando, faz uma apreciação geral sobre a avaliação resultante da ACE, destacando suas contribuições e limitações.
Palabras clave : Avaliação das Condições de Ensino/ACE; Avaliação de Cursos de Graduação; Educação Superior.