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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versión impresa ISSN 1414-4077
Resumen
RAMIREZ-MARTINEZ, Marco Antonio. Las regiones indígenas y el modelo de las universidades tecnológicas en el estado de Hidalgo. Avaliação (Campinas) [online]. 2013, vol.18, n.03, pp.709-725. ISSN 1414-4077.
Este artigo é uma abordagem para o desenvolvimento e operação de educação tecnológica no México nos últimos anos , denota uma visão geral da evolução das universidades tecnológicas no país, considerando-se as políticas e reformas empreendidas pelo governo federal, uma situação que tem levado este subsistema a operar em coordenação com os governos estaduais, em termos de viabilidade, criação, orçamento e instalação de universidades tecnológicas em diferentes regiões. A partir desta análise aborda a eficiência do modelo e seus resultados no emprego e impacto social nas regiões onde foram instaladas estas universidades, onde uma das principais características desses lugares, a marginalização social esteve presente em várias áreas. Surgem as Universidades Tecnológicas e sua vinculação com o setor produtivo emergente, em alguns casos, como uma única alternativa educacional para jovens graduados do ensino médio, que depositam suas esperanças e futuro social na formação tecnológica. O artigo tem como objetivo destacar o funcionamento deste modelo educacional, refletindo sobre o papel de todos os envolvidos.
Palabras clave : Tecnologia de Ensino Superior; No México; Institutos Tecnológicos; Universidades Técnicas; Universidades Politécnicas; Áreas Indígenas; Emprego.