Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765
Resumen
LIMA, Priscila da Silva Neves; AMBROSIO, Ana Paula Laboissière; FERREIRA, Deller James y BRANCHER, Jacques Duílio. Análise de dados do Enade e Enem: uma revisão sistemática da literatura. Avaliação [online]. 2019, vol.24, n.1, pp.89-107. Epub 02-Ene-2019. ISSN 1982-5765. https://doi.org/10.1590/s1414-40772019000100006.
No Brasil, a entidade responsável por promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o sistema educacional é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); com o intuito de analisar a Educação Básica, dentre outras avaliações, o Inep aplica o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); para avaliar a qualidade da educação superior, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A partir das análises dos dados produzidos pela aplicação desses exames, é possível observar o desempenho tanto do estudante quanto das instituições e, assim, calcular indicadores de qualidade que, dentro de um contexto, oportunizarão decisões de melhorias do processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), com o intuito de identificar os objetivos e tipos de análises que têm sido feitos usando os dados dos exames. A revisão mostrou que essas análises são limitadas, geralmente usando estatística descritiva, e focam, principalmente, em dados socioeconômicos e notas dos exames.
Palabras clave : Análise de dados educacionais; Enem; Enade.