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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765
Resumen
BERNARDELLI, Luan Vinicius; PEREIRA, Camila; BRENE, Paulo Rogério Alves y CASTORINI, Luccas Damasceno da Cunha. A ansiedade no meio universitário e sua relação com as habilidades sociais. Avaliação (Campinas) [online]. 2022, vol.27, n.1, pp.49-67. ISSN 1982-5765. https://doi.org/10.1590/s1414-40772022000100004.
O objetivo deste trabalho é verificar o nível de ansiedade em estudantes universitários e sua relação com as habilidades sociais dos discentes. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, que utiliza métodos estatísticos multivariados foram aplicados a fim de se verificar o impacto da ansiedade em diversas características dos discentes. Os resultados encontrados apontam que 53% das mulheres e 35% dos homens apresentaram provável ansiedade, totalizando 45% da amostra. Ainda apontam que alunos no último período do curso apresentam maiores níveis de ansiedade, comparado com os demais períodos. Por fim, verificou-se uma correlação negativa entre a ansiedade e as habilidades sociais, mensuradas pela capacidade de abordar uma autoridade, receptividade de elogio e pela capacidade de pedir ajuda. Dessa forma, os resultados apontam que a ansiedade no meio universitário é um problema que pode afetar de forma considerável o desempenho dos alunos na universidade e ações em sala de aula podem ajudar a mitigar as consequências de um problema cada vez mais comum nas universidades brasileiras.
Palabras clave : universidade; estudante universitário; ansiedade; habilidades sociais.