Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765
Resumen
MUNARO, Mayara. A jornada acadêmica: 12 etapas para o reconhecimento científico. Avaliação (Campinas) [online]. 2022, vol.27, n.3, pp.414-428. ISSN 1982-5765. https://doi.org/10.1590/s1414-40772022000300002.
O processo de redação e publicação de um artigo acadêmico em periódicos científicos de alto impacto é uma tarefa complexa. Escrever não é uma atividade natural e o sistema de publicação, baseado na revisão por pares, exige muita determinação e persistência do pesquisador. Como em uma jornada cíclica de um personagem fictício, o pesquisador percorre etapas até chegar à sua glória, ou seja, a publicação de sua pesquisa. Este estudo é o relato de uma experiência vivida que utiliza as doze etapas da jornada do herói de Joseph Campbell como referência para o processo de redação e submissão de artigos científicos. O objetivo é contribuir e motivar os pesquisadores, de forma descontraída, no processo de reflexão e sistematização da escrita e divulgação científica. A expectativa é tornar a atividade relacionada ao processo de divulgação da pesquisa científica mais divertida e leve.
Palabras clave : escrita acadêmica; pesquisa acadêmica; monomito; publicação; artigo científico.