Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313
Resumen
TRIVELATO JUNIOR, José. Um obstáculo à aprendizagem de conceitos em biologia: geração espontânea x biogênese. Ciência educ. [online]. 1996, vol.03, pp.46-54. ISSN 1516-7313.
Neste artigo discutimos a importância da superação de alguns conceitos alternativos que atuam como obstáculos à aprendizagem de temas importantes da Biologia: conceitos relacionados a atividade dos microrgal1lsmos na natureza O conceito de vida e a teoria da biogênese dos organismos macroscópicos. s;10 conhecimentos construídos bem cedo pelas crianças, porém o mesmo não acontece quando o tema é a geração de fungos e de bactérias A História da Ciência nos mostra a distância entre a descoberta dos micróbios (1696) até a aceitação da teoria biogênica para as bactérias (final do sec. XIX) Discutimos também as idéias dos alunos (7 a 15 anos) a respeito da geração dos fungos e das bactérias que causam a decomposição orgânica.
Palabras clave : Conceitos Alternativos; Decomposição Orgânica; Geração Espontânea; Biogênese; Pasteur; Obstáculo à Aprendizagem.