Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313
Resumen
ALMEIDA, Maria José Pereira Monteiro de. Expectativas sobre desempenho do professor de física e possíveis conseqüências em suas representações. Ciência educ. [online]. 2000, vol.06, n.01, pp.21-29. ISSN 1516-7313.
Neste artigo focalizamos expectativas quanto ao papel do professor de Física do ensino médio, subentendidas tanto em recursos didáticos, produzidos para esse ensino em seis décadas e associados a diferentes tendências pedagógicas, quanto devidas à produção de resultados de investigações na área de educação em ciência. Supomos que essas expectativas estão relacionadas com representações docentes, entendida a representação na conceituação de Henri Lefebvre. Apontamos a necessidade da reflexão do professor sobre suas próprias representações para chegar à autonomia na organização e execução do seu projeto pedagógico.
Palabras clave : Desempenho Docente; Projeto Pedagógico; Representações Docentes; Ensino de Física.