Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313
Resumen
SILVA, Lenice Heloísa de Arruda y SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Buscando o caminho do meio: a “sala de espelhos” na construção de parcerias entre professores e formadores de professores de ciências. Ciência educ. [online]. 2000, vol.06, n.01, pp.43-54. ISSN 1516-7313.
O presente trabalho enfoca a construção de uma parceria entre 35 professores e dois formadores de professores em um programa de formação continuada em Ciências. Segundo depoimentos dos participantes, a utilização e análise de algumas situações homólogas àquelas usualmente vivenciadas pelos professores no ensino de Ciências fez com que problematizassem e redimensionassem suas práticas pedagógicas. Tais situações exemplificam a estratégia "sala de espelhos", proposta por D. Schön, a qual configura-se como um importante recurso na construção de uma parceria intermediária àquela geralmente adotada pela academia, pautada na racionalidade técnica, e a configurada no contexto escolar.
Palabras clave : Formação Continuada; Parcerias; Ensino de Ciências; Estratégias de Reflexividade.