Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313
Resumen
FERREIRA, Adriano de Melo y SOARES, Cynthia Aparecida Arossa Alves. Aracnídeos peçonhentos: análise das informações nos livros didáticos de ciências. Ciência educ. [online]. 2008, vol.14, n.02, pp.307-314. ISSN 1516-7313.
Um dos principais fatores responsáveis pela ocorrência de acidentes com aracnídeos peçonhentos é a falta de conhecimento da população sobre a biologia desses animais, bem como sobre a prevenção de acidentes. No caso do Ensino Fundamental, essas informações geralmente são abordadas nos livros de sexta série. Portanto, é muito importante que as informações contidas nos mesmos sejam suficientes e corretas, podendo contribuir para evitar que a integridade física do estudante seja prejudicada. Analisamos livros de Ciências aprovados pelo PNLD 2005 e verificamos que, mesmo após uma avaliação criteriosa por uma equipe de especialistas do MEC, estas obras ainda apresentam erros e insuficiências, exigindo dos professores uma análise mais crítica e detalhada das obras que serão escolhidas para suas aulas de Ciências.
Palabras clave : Aracnídeos Peçonhentos; Ensino de Ciências; Livros Didáticos.