Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313
Resumen
ASSIS, Alice y TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl. Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise. Ciência educ. [online]. 2009, vol.15, n.01, pp.47-60. ISSN 1516-7313.
Este trabalho trata da interação entre professor e alunos mediante a utilização do texto paradidático intitulado “Nosso Universo” em aulas de Física, em uma sala de Educação de Jovens e Adultos. Neste artigo é analisado um episódio que articula Ciência, Tecnologia e Sociedade aos aspectos ambientais. Esse episódio aborda o problema do efeito estufa, do buraco na camada de ozônio e da escassez da água. Para a análise, foram elaboradas categorias referentes às argumentações discentes e docente. Os resultados envolvendo o tripé professor/aluno/texto apontam que tais interações propiciaram a motivação e a formação do aluno enquanto indivíduo crítico e reflexivo, em condições de argumentar e atuar criticamente em seu meio social.
Palabras clave : Leitura e Ensino; Textos Alternativos; entações Discente e Docente; Aspectos Ambientais.