Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313
Resumen
MARIA, Carolina José; LOPES, Joaquim Bernardino y TOMMASIELLO, Maria Guiomar Carneiro. Influência do “Caderno de Química” em práticas de ensino em sala de aula. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.2, pp.329-349. ISSN 1516-7313. https://doi.org/10.1590/1516-731320150020005.
Este estudo teve como foco a influência do “Caderno de Química” em práticas de ensino de uma professora. A professora escolhida pode ser considerada um caso representativo da realidade vivida pelos professores das escolas públicas do Estado de São Paulo. Foram analisadas oito narrações multimodais de aulas gravadas em vídeo e, também, o Caderno de Química. Os resultados apontaram que: (a) o Caderno está presente nas práticas de ensino como autoridade externa, mas; (b) também foi demonstrado que a professora atua com alguma independência do Caderno, e (c) as concepções epistemológicas e pedagógicas do Caderno não foram identificadas nas práticas de ensino da professora.
Palabras clave : Ensino de química; Caderno de Química; Prática de ensino; Livro didático; Ensino Médio.