Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X
Resumen
CAMARGO FILHO, Paulo Sérgio de; LABURU, Carlos Eduardo y BARROS, Marcelo Alves de. Para além dos paradigmas da medição. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.4, pp.817-834. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320150040003.
O presente estudo realiza um levantamento dos principais trabalhos produzidos ao longo das últimas décadas a respeito da compreensão das ações e raciocínio dos estudantes frente a uma situação de medição, culminando na elaboração de um modelo-síntese denominado Paradigma Pontual e de Conjunto. Avançando nas pesquisas referentes ao tema, propõe-se o refinamento teórico para caracterizar os paradigmas em Categorias de Compreensão Conceitual, contribuindo para uma análise mais minuciosa e qualitativa das concepções dos estudantes relativas a medição.
Palabras clave : Ensino de Física; Medição; Paradigma Pontual e de Conjunto; Compreensão conceitual.