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Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X
Resumen
SILVA, Winnie Gomes da; HIGUCHI, Maria Inês Gasparetto y FARIAS, Maria Solange Moreira de. Educação ambiental na formação psicossocial dos jovens. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.4, pp.1031-1047. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320150040015.
Durante 15 anos, o Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea) do INPA desenvolveu o programa de educação ambiental chamado Pequenos Guias do Bosque da Ciência. O objetivo se fundamentou numa perspectiva de emancipação social e transformadora, com vistas a identificar, problematizar e agir diante de questões socioambientais. O parque zoo botânico mantido pelo INPA serviu como espaço de todas as discussões sociais e ambientais. Durante seis meses, os jovens tiveram encontros com pesquisadores e educadores e, por um ano, passaram a atuar como guias dos visitantes do parque. Este estudo foi uma avaliação desse programa, a partir de entrevistas semiestruturadas com 48 jovens das diversas turmas, desde 1994. Os resultados mostram impressionantes aspectos de transformação psicossocial e de cidadania que ocorreu com esses participantes. Foi no exercício de compartilhamento de saberes que se fundamentaram princípios para a equidade social, solidariedade, respeito e compromisso para a sustentabilidade ambiental.
Palabras clave : Pequenos Guias do Bosque da Ciência; Educação ambiental; Desenvolvimento socioambiental.