Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X
Resumen
SANTOS JUNIOR, João Batista y SILVA, Fernanda Keila Marinho da. Análise dos modelos didáticos pessoais apresentados por um grupo de licenciandos em Química. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.2, pp.493-506. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320170020013.
O objetivo do artigo é apresentar e discutir a influência das disciplinas pedagógicas na formação profissional de um grupo de licenciandos do curso de Química de uma universidade federal do estado de São Paulo. Para isso, utilizou-se um instrumento baseado nos modelos didáticos propostos por García Pérez nos anos 2000. Os resultados permitiram a identificação dos modelos didáticos desses alunos e indicaram que alunos que cursaram maior número de disciplinas de natureza didático-pedagógicas apresentaram modelos didáticos pessoais mais organizados e consistentes. Essa análise corrobora com resultados de outros estudos que apontam para a necessidade de articulação das disciplinas científicas com as pedagógicas e possibilitam lançar inferências sobre a construção da grade curricular e o próprio desenho do curso de formação de professores.
Palabras clave : Modelos didáticos; Formação inicial de professores; Ensino de química; Ensino superior.