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Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X
Resumen
RODRIGUES, Renato Felix y PEREIRA, Alexsandro Pereira de. Explicações no ensino de ciências: revisando o conceito a partir de três distinções básicas. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.1, pp.43-56. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320180010004.
Explicar é uma das práticas discursivas mais importantes da ciência e do seu ensino. Nas últimas décadas, este tema passou a receber atenção de legislações educacionais, professores e pesquisadores, embora pesquisas sobre o uso de explicações no ensino de ciências destaquem a dificuldade de definir este conceito. Neste trabalho, revisamos o conceito explicação a partir de três distinções básicas: explicações e narrativas; explicações e argumentos; explicações científicas e explicações escolares. Este trabalho busca primeiramente trazer clareza para os conceitos aqui discutidos, enfatizando que explicações, argumentos e narrativas são elementos importantes, porém distintos da comunicação da sala de aula. Limites para a aproximação entre práticas explicativas com argumentos e narrativas são discutidos. O trabalho aponta também a importância do tema para o ensino de ciências e o baixo número de trabalhos dedicados a esta questão entre pesquisadores brasileiros.
Palabras clave : Ensino de ciências; Explicações; Argumentos; Narrativas; Revisão da literatura.