Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X
Resumen
SILVA, Erivanildo Lopes y WARTHA, Edson José. Estabelecendo relações entre as dimensões pedagógica e epistemológica no Ensino de Ciências. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.2, pp.337-354. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320180020006.
Neste estudo discutiremos aspectos epistemológicos e pedagógicos fulcrais e subjacentes ao delineamento de Sequências de Ensino e Aprendizagem no âmbito do ensino de Ciências, sobretudo destacando a abordagem desses materiais na escola secundária. Tal delineamento está embasado em um modelo didático que considera elementos das relações conceito-contexto, na dimensão epistêmica, estudante-professor, na dimensão pedagógica. Embasados nesse modelo, defendemos que essa estrutura pode ser útil tanto para pesquisadores (escolhas e hipóteses mais explícitas) e professores (organização mais dialógica no processo de ensino e aprendizagem) no que tange a pesquisa e o ensino de Ciências.
Palabras clave : Ensino de ciências; Contexto e conceito; Sequências de ensino e aprendizagem.