Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X
Resumen
ALMEIDA, Helber Rangel Formiga Leite de y BORBA, Marcelo de Carvalho. Interações colaborativas e o papel do aluno na polidocência. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.2, pp.431-448. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320180020011.
Neste artigo é discutido um possível papel que os alunos podem desempenhar no ensino de cursos a distância. Mais especificamente, discute-se como o aluno, a partir do contato com as Tecnologias Digitais, pode ser considerado como membro da polidocência na Educação a Distância. Para isso, foi realizada uma investigação qualitativa em três turmas de Cálculo I de cursos de Licenciatura em Matemática vinculados à Universidade Aberta do Brasil. Como procedimentos metodológicos foram realizadas entrevistas com alunos, tutores e professores dessas turmas e a observação nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Destaca-se que, para a figura do aluno polidocente emergir em cursos a distância, há a necessidade do incentivo ao diálogo entre os participantes dos cursos, na busca por uma relação horizontal.
Palabras clave : Educação a distância; Licenciatura em matemática; Relações dialógicas; Tecnologia digital; Universidade Aberta do Brasil.