Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X
Resumen
HOFFMANN, Yohana Taise; COSTA, David Antonio da; NAKAMURA, Luiz R. y DELIZOICOV NETO, Demétrio. Circulação inter e intracoletiva em Grupos de Pesquisa de História da Educação Matemática. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.4, pp.1067-1080. Epub 21-Nov-2019. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320190040014.
A partir dos estudos iniciais a respeito da epistemologia de Ludwik Fleck, os conceitos como coletivos e estilos de pensamento, círculos exotéricos e esotéricos, e circulação inter e intracoletiva são relacionados aos pesquisadores de Santa Catarina que investigam a História da educação matemática (HEM): Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB); Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GEPEM) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e o Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática de Santa Catarina (GHEMAT-SC) da UFSC. Neste artigo abordam-se as interações entre esses grupos, por meio de distintos modos, os quais formam uma rede em que circulam diferentes estilos de pensamento intracoletivos. Os eventos na área da HEM proporcionam a expansão e o fortalecimento dos Grupos que a estudam.
Palabras clave : Epistemologia; Grupo de pesquisa; História da educação matemática.