Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X
Resumen
ARTHURY, Luiz Henrique Martins y GARCIA, João Otavio. Em Prol do Realismo Científico no Ensino. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20011. Epub 25-Mayo-2020. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320200011.
Diante de exemplos atuais de atitudes anticientíficas com resultados perniciosos à saúde pública, buscamos problematizar o ensino de ciências em moldes sociologistas que, embora enfatizem aspectos relevantes da atividade científica, são limitados e enviesados. Ilustrando alguns episódios do desenvolvimento da ciência que atestam uma franca correlação entre as teorias científicas e uma realidade subjacente, procuramos enfrentar algumas aproximações típicas do pensamento relativista para chamar a atenção para aspectos da objetividade científica pouco abordados no ensino de ciências. Objetivamos, com isso, contribuir com a prática docente dos professores interessados em questões sobre a objetividade científica e os usos e abusos que se faz dos preceitos científicos em contextos duvidosos, para que complementem sua própria posição a respeito.
Palabras clave : Eduação científica; Realismo científico; Objetividade científica; Relativismo; Pseudiciência.