Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X
Resumen
MONTEIRO, Sabrina; GIONGO, Ieda Maria y SILVA, Jacqueline Silva da. Etnomatemática e Educação Infantil: O que Tem no Universo?. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20024. Epub 02-Jul-2020. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320200024.
Este artigo apresenta-se como parte de uma pesquisa de Mestrado que tem como objetivo analisar uma situação de aprendizagem efetivada com crianças de quatro e cinco anos de uma escola de Educação Infantil, do interior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A situação foi adaptada de uma proposta de Longhini, O Universo representado em uma caixa, considerada uma introdução para o Ensino de Astronomia. Com aproximações etnográficas, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa. Os dados coletados foram apreciados através da Análise Textual Discursiva e indicaram que, por meio das reflexões entre os achados, comparações estabelecidas entre as crianças entre suas construções mostram que elas possuem diversas ideias iniciais sobre o universo, porém diferentes.
Palabras clave : Etnomatemática; Educação infantil; Sistema solar; Ensino da astronomia.