Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X
Resumen
EDUARDO, José Alfredo y AMADOR, Filomena. O Umbundo e o Ensino das Ciências: Estudo Envolvendo Alunos da 5a Classe em Angola. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20033. Epub 24-Ago-2020. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320200033.
Este artigo aborda problemáticas relativas ao ensino das ciências numa das principais línguas nacionais de Angola, o umbundu, com incidência numa temática de particular importância, o ciclo hidrológico. O estudo foi realizado em zona rural da Província do Kuanza-Sul, englobando docentes, estudantes e formadores de professores. A investigação fez emergir um conjunto de problemáticas a necessitarem de ser debatidas e aprofundadas, nomeadamente no âmbito da língua de ensino das ciências, na própria formação de professores e na relação que é possível estabelecer entre ciência e saberes tradicionais nos primeiros anos do ensino primário.
Palabras clave : Ensino de ciências; Umbundo; Linguagem científica; Angola; Ciclo hidrológico.