Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X
Resumen
SCHNORR, Samuel Molina y PIETROCOLA, Maurício. A Emergência das Noções de Formação, Livro Didático e Ambiental na Educação em Ciências. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21029. Epub 21-Jul-2021. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320210029.
Nesta investigação analisamos a emergência dos mecanismos discursivos e argumentativos utilizados por pesquisadores brasileiros para abordar as noções de formação, livro didático e ambiental em artigos de educação em ciências publicados nos últimos 25 anos (1994-2018). A partir de um banco de dados com 3014 artigos que abordam o ensino de ciências, selecionamos os textos que continham uma dessas noções. Construímos redes semânticas a partir de ferramentas da análise do discurso para selecionar 10 textos de cada noção (30 no total), a partir das unidades com maior frequência. Os resultados indicaram a existência de um estranhamento no discurso dos pesquisadores, como se cotejassem o papel da pedagogia na educação em ciências. As pesquisas analisadas sugerem um enfrentamento a uma visão cientificista da área e uma ausência dos saberes educacionais em temáticas do ensino de ciências. As problematizações que estão sendo adicionadas na área pelos pesquisadores são influenciadas, sobretudo, pela presença do discurso pedagógico.
Palabras clave : Educação ambiental; Livro didático; Conhecimento científico; Conhecimento pedagógico; Revisão de literatura.