Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X
Resumen
OLIVEIRA, Daniel Augusto Barra de y GOMES, Verenna Barbosa. Uma crítica ao reducionismo filosófico da Química à Mecânica Quântica como elemento fundamental para a formação de professor. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21074. Epub 02-Oct-2021. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320210074.
A filosofia da ciência é uma área do conhecimento muito importante para o Ensino de Química. Ela pode projetar uma nova luz sobre os conceitos usados em sala de aula, ao mesmo tempo em que leva o professor a inquirir a epistemologia da ciência. Nesse artigo, mostramos como a questão filosófica do reducionismo pode ser abordada no Ensino de Química. O reducionismo pode ser discutido em sala de aula por professores e alunos, com base nos pressupostos argumentativos aqui apresentados, sendo imprescindível que essa disciplina seja trazida para os currículos da licenciatura em Química.
Palabras clave : Reducionismo; Ensino de química; Filosofia da ciência; Mecânica quântica.