Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X
Resumen
CLEOPHAS, Maria das Graças y BEDIN, Everton. Estudo investigativo do domínio dos professores sobre a tríade do conteúdo científico, pedagógico e tecnológico: uma análise das aulas de Química durante a pandemia. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22038. Epub 29-Sep-2022. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320220038.
A mudança para o Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia trouxe consigo desafios tecnológicos para professores, e gerou um campo frutífero para pesquisas que discutam a remodelagem das práticas de ensino, além de investigações sobre os modos de como o ensino vem sendo ofertado. Este artigo descreve as percepções de um grupo de alunos sobre as práticas de seus professores na pandemia, enfatizando as habilidades e as competências em relação ao Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (CTPC). Para tanto, 324 estudantes avaliaram como os seus professores dominavam a tríade relacional do conteúdo científico, pedagógico e tecnológico em suas aulas. Foi utilizada uma investigação quantitativa por meio da pesquisa Survey e a interpretação dos dados ocorreu pelo método estatístico de cunho dedutivo. Os resultados apontam para a necessidade orientadora das práticas docentes e aperfeiçoamento pedagógico para o desenvolvimento de habilidades tecnológicas quando integradas aos objetivos pedagógicos e aos conteúdos científicos da ciência química.
Palabras clave : Ensino de química; Educação a distância; Conhecimentos tecnológicos; Prática docente.