Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X
Resumen
LOCKMANN, Kamila y KLEIN, Rejane Ramos. Processos de in/exclusão de alunos com deficiência em tempos de sindemia covídica. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22048. Epub 28-Oct-2022. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320220048.
Este artigo analisa os processos de in/exclusão vivenciados por alunos com deficiência durante o distanciamento social causado pela Covid-19, a partir de respostas a 214 questionários aplicados com docentes e gestores, atuantes em diferentes etapas da Educação Básica. Mediante análise do discurso de orientação foucaultiana, evidenciaram-se dois eixos de discussão: o primeiro aponta para um acirramento das desigualdades escolares e um enfraquecimento da democracia; e o segundo diz respeito a práticas de in/exclusão desenvolvidas por meio da individualização das atividades docentes e a outras elaboradas colaborativamente. Por fim, considera-se a escola como espaço comum na produção de práticas mais includentes.
Palabras clave : Inclusão escolar; Deficiência; Práticas pedagógicas; Pandemia.