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Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X
Resumen
SETLIK, Joselaine. Leitura e formação inicial de professores de Física: o que apontam as diretrizes curriculares de formação?. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22053. Epub 17-Nov-2022. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320220053.
Apresentamos possíveis interpretações sobre como as diretrizes para os cursos de Física e as diretrizes curriculares nacionais de formação inicial de professores indicam a leitura para os cursos de formação de professores. Argumentamos que várias competências e habilidades apontadas estão relacionadas à linguagem e perpassam conhecimentos sobre formas textuais e práticas de leitura. Ao final, apontamos como a leitura aparece na Base Nacional Comum de Formação, publicada em 2019, que deve orientar os futuros cursos de formação inicial. Em tal documento, a leitura está proposta como uma competência a ser desenvolvida em uma perspectiva prescritiva e técnica.
Palabras clave : Ensino de física; Formação inicial do professor; Diretrizes curriculares nacionais; Leitura.