Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X
Resumen
RIBEIRO, Daniel Gomes y PAREDES, Kitylla Gevezier. Geração automatizada de provas e gabaritos individualizados: implementação e aplicação na disciplina de Geometria Analítica. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23039. Epub 20-Sep-2023. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320230039.
O desafio de garantir integridade acadêmica na avaliação a distância tornou-se tema emergente com a remotização do ensino no período de pandemia. Uma abordagem que pode dificultar a cópia de respostas e incentivar o desenvolvimento individual de soluções de questões em instrumentos avaliativos é a individualização de questões. Para tanto, a automação pode ser uma grande aliada, de modo a ser possível gerar enunciados e gabaritos distintos por meio de constantes e variáveis. Este trabalho disserta sobre uma experiência de automação na geração de provas individualizadas no período de ensino emergencial. A abordagem parece ter atenuado, entre os alunos, de cópia de soluções e respostas, ou a obtenção destas na internet ou em livros didáticos. Ainda, a experiência pode ser vista como uma tentativa de solução multifatorial, em um contexto complexo, indicando a viabilidade para o desenvolvimento de um framework capaz de atender também a outros domínios do conhecimento e seus segmentos.
Palabras clave : Educação a distância; Tecnologia educacional; Automação; Avaliação da aprendizagem; Elaboração de provas.