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Educação e Pesquisa
versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634
Resumen
REZENDE, Maria José De. Caderno Educação em Direitos Humanos e governança: algumas similitudes com documentos da UNESCO e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Educ. Pesqui. [online]. 2020, vol.46, e218507. Epub 27-Oct-2020. ISSN 1678-4634. https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046218507.
O Caderno Educação em Direitos Humanos ( CEDH ) indica que confia nos processos de governança para solucionar uma parte expressiva dos problemas educacionais. Essa convicção é muito semelhante à que tem sido externada também por diversos organismos internacionais, lideranças políticas, governantes e organizações da sociedade civil. A esses agentes caberia a tarefa de compor uma rede de ações e de procedimentos para expandir uma forma de educação capaz de transformar as pessoas em sujeitos de direitos e em indivíduos dotados da capacidade de impulsionar mudanças expressivas em sua vida e na vida dos demais indivíduos que vivem ao seu redor. Por meio de uma pesquisa documental histórico-hermenêutica concluiu-se que as prescrições, postas no CEDH, para trabalhar os princípios que orientam as Diretrizes Nacionais da Educação em Direitos Humanos , têm similaridades com as sugestões de geração de políticas de enlaçamento de diversos agentes, postas nos Relatórios do Desenvolvimento Humano do PNUD e nos Relatórios de Monitoramento Global das Metas de Educação para Todos , da UNESCO.
Palabras clave : Educação; Direitos humanos; Governança; Desenvolvimento humano.