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Educação e Pesquisa
versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634
Resumen
LARENAS, Claudio Díaz; BOERO, Nicolás Acuña; RODRIGUEZ, Barbara Ravanal y SANCHEZ, Ignacio Riffo. Avaliação em língua inglesa: revelando opiniões de alunos e pais. Educ. Pesqui. [online]. 2021, vol.47, e226529. Epub 30-Jul-2021. ISSN 1678-4634. https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147226529.
O presente estudo analisa as percepções de alunos e pais chilenos sobre avaliação da língua inglesa. Trezentos e cinquenta e dois alunos de 2° ano do ensino medio no Chile foram pesquisados usando o inventário das tarefas de avaliação, a escala do entorno de avaliação percebida na aula e o teste de escala de ansiedade para medir suas percepções sobre a avaliação na disciplica de língua inglesa. Também foi realizada uma entrevista semiestruturada para capturar as percepções de setenta e quatro pais sobre o inglês e a maneira como seus filhos são avaliados na disciplina. Os dados quantitativos foram analisados pelo Coeficiente de Correlação de Pearson para medir a força do relacionamento dos escores nas três escalas, e os dados qualitativos foram categorizados por meio da análise de conteúdo e frequência. Os resultados sugerem que as subescalas das três pesquisas mantêm relações estatisticamente significativas e os alunos sentem que um ambiente de avaliação orientado à aprendizagem é mais benéfico para eles do que um orientado ao desempenho. O primeiro é um tipo de ambiente que favorece a aprendizagem e o domínio dos materiais de parte dos alunos, enquanto o segundo é um tipo de ambiente alinhado às práticas de avaliação em sala de aula que enfatizam a importância das qualificações sobre o aprendizado. Os resultados qualitativos também sugerem que os pais têm uma percepção positiva do idioma inglês e acreditam que é útil para a vida de seus filhos, embora eles mesmos possam achar difícil o aprendizado do idioma.
Palabras clave : Avaliação; Ansiedade; Percepções; Pais; Alunos.