Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação, Formação e Tecnologias
versión On-line ISSN 1646-933X
Resumen
CAPARROZ, Adriana dos Santos Carvalho y LOPES, Maria Cristina Paniago. Desafios e perspectivas em ambiente virtual de aprendizagem: inter-relações formação tecnológica e prática docente. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2008, vol.01, n.02, pp.50-58. ISSN 1646-933X.
Resumo: Este artigo faz parte das pesquisas realizadas por um grupo de estudos e pesquisas em tecnologias educacionais e educação a distância e se propõe investigar o professor em ambiente virtual de aprendizagem: sua formação tecnológica e sua prática docente. Nesse contexto, a pesquisa procurou identificar inter-relações entre as discussões teóricas sobre a formação de professores para a educação online e a prática efetiva do professor nessa modalidade. As discussões do artigo se pautam nas tendências atuais da docência online e nos desafios e perspectivas que despontam para uma atuação mais efetiva neste contexto. Os cursos de formação de professores, desde a formação inicial, têm o desafio de alfabetizar tecnologicamente este professor por meio de orientações baseadas em práticas reflexivas e em participação crítica, levando o professor a perceber as tecnologias como meio e possibilidade de ampliar os espaços educacionais, descentralizar o acesso ao saber, modificar a lógica da comunicação, aproximar professores e alunos. A prática do professor na educação online, independente do curso ou disciplina, reflete suas concepções de ensino-aprendizagem e seu posicionamento frente às tecnologias. Todos os dados aqui utilizados foram retirados das trocas realizadas em cursos a distância de formação inicial e continuada oferecidos em uma universidade particular.
Palabras clave : Educação Online; Formação Tecnológica do Professor; Prática; Docente.