Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação, Formação e Tecnologias
versión On-line ISSN 1646-933X
Resumen
OLIVEIRA, Armando y CARDOSO, Eduardo Luís. Estratégias e práticas na utilização do Moodle na disciplina de História. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2009, vol.02, n.01, pp.58-74. ISSN 1646-933X.
Resumo Num contexto nacional de adopção da plataforma Moodle pelas Escolas portuguesas torna-se particularmente relevante avaliar a concepção, desenvolvimento e exploração de ambientes de aprendizagem nas várias áreas disciplinares e identificar boas práticas para a comunidade educativa. Apresentam-se resultados de um trabalho de investigação- acção que sistematizou a utilização de um ambiente virtual de aprendizagem baseado no Moodle para o Ensino da História no nono ano do Ensino Básico. Foi desenvolvido um projecto de ensino sócio- construtivista que seguiu estratégias activas que promovessem a exploração, colaboração e reflexão dos estudantes. Recorreu-se à implantação de um regime de ensino em b-learning que potenciou as ferramentas de trabalho e colaboração fornecidas pelo sistema Moodle. Concluímos este trabalho com a identificação de estratégias e abordagens pedagógicas que promoveram, em particular, uma participação e colaboração acrescida e significante, bem como uma construção de conhecimento apoiada por novas dimensões de comunicação entre os alunos e com o professor.
Palabras clave : Ambiente Virtual de Aprendizagem; Ensino Básico; História; Moodle.