Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação, Formação e Tecnologias
versión On-line ISSN 1646-933X
Resumen
TIRADO MORUETA, Ramón; AGUADED GOMEZ, J. Ignacio y FANDOS IGADO, Manuel. ICT integration in primary and secondary education in Andalusia, Spain: curricular and organizational implications. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2010, vol.03, n.02, pp.18-44. ISSN 1646-933X.
O trabalho que se apresenta integra o projecto “Observatics: the implementation of free software in ICT centres in Andalusia: na analysis of its effect on the teaching-learning process” e tem como objectivo descrever o mais recente impacto das tecnologias de comunicação online na educação no contextos dos centros TIC da Andaluzia (Espanha), decorrentes do investimento em grande escala de tecnologias para a educação primária e secundária. Combinando métodos quantitativos e qualitativos, o estudo aponta no sentido de que a presença das TIC nos centros educacionais a frequência de uso dos computadores aumentou juntamente com uma expansão da formação dos professores no sentido da promoção de modelos de aprendizagem contextualizada. A investigação dos factores mais relevantes por detrás do sucesso do processo de instalação de computadores em grande escala, são apresentadas um conjunto de recomendações no sentido de maximizar o potencial destes recursos tecnológicos.
Palabras clave : Formação de Professores; TIC; Educação Primária; Educação Secundária.