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Educação, Formação e Tecnologias
versión On-line ISSN 1646-933X
Resumen
MAIA, Dennys Leite y BARRETO, Marcilia Chagas. Tecnologias digitais na educação: uma análise das políticas públicas brasileiras. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2012, vol.05, n.01, pp.47-61. ISSN 1646-933X.
Diante da disseminação das tecnologias digitais em diversas atividades empreendidas na sociedade moderna, a educação não deve ficar alheia a esse processo. A partir da década de 1990, são encontrados documentos oficiais que recomendam a inserção e incentivo ao uso das tecnologias digitais em educação por serem consideradas ferramentas que viabilizam a criação de espaços mais significativos de aprendizagem. Este trabalho objetiva analisar como se deu a inserção das tecnologias digitais no espaço escolar brasileiro. São tomadas como categorias de análise as ações voltadas para a recomendação e instalação dos equipamentos e a formação docente inicial para o uso das ferramentas. O método de pesquisa empregado foi a análise de documentos acerca das temáticas. Como recorte da pesquisa, a realidade cearense, focando a formação de professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental, conferida pelo curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará, em Fortaleza. Ao fim desse estudo, evidencia-se uma desarticulação entre a inserção das tecnologias digitais em educação e a formação docente para o uso, sugerindo uma atuação mais contundente na formação inicial de professores para o uso pedagógico de tecnologias. Esta perspectiva vislumbra alterações significativas no âmbito da gestão pedagógica e, consequentemente, da qualidade do ensino.
Palabras clave : Formação de Professores; Informática Educativa; Tecnologias Digitais.