Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação, Formação e Tecnologias
versión On-line ISSN 1646-933X
Resumen
DIAS, Paulo. Comunidades de educação e inovação na sociedade digital. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2012, vol.05, n.02, pp.4-10. ISSN 1646-933X.
No presente texto propõe-se uma abordagem dos modelos e atividades de participação e mediação colaborativa para a educação em rede e a inovação na Sociedade Digital, orientada para a mudança pedagógica na elaboração dos processos de andaimagem social e cognitiva das representações individuais e coletivas nas comunidades de aprendizagem e conhecimento. Neste enquadramento, procede-se à análise dos percursos de desenvolvimento da andaimagem e abertura da comunidade de educação às paisagens culturais e às narrativas de conhecimento, em particular, na diluição das fronteiras entre a educação formal e informal, nomeadamente através da pedagogia da participação nas práticas de mediação social e cognitiva, enquanto meios para a elaboração e sustentabilidade dos processos de inovação. Este é assim um contributo para o pensamento sobre a mudança pedagógica nos cenários emergentes de educação e aprendizagem em rede.
Palabras clave : Comunidades de Inovação; Mudança Pedagógica; Andaimagem Social e Cognitiva; Pedagogia da Participação; Mediação Colaborativa.