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Educação, Formação e Tecnologias
versión On-line ISSN 1646-933X
Resumen
MOREIRA, Lúcia de Freitas y RAMOS, Fernando. Modelo de fluxos de comunicação para sistemas colaborativos de objetos de aprendizagem. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2014, vol.7, n.2, pp.53-73. ISSN 1646-933X. https://doi.org/10.1646‐933X-v7n2201407120005.
Este artigo apresenta uma proposta de modelo de fluxos de comunicação como suporte à definição de um sistema de objetos de aprendizagem para cenários de formação profissional. Esta investigação centra-se na identificação do potencial dos fluxos e agentes de comunicação, como um contributo efetivo para o desenho de sistemas digitais de comunicação de suporte à atividade da formação profissional. Como resultado da investigação efetuada, propõe-se que a análise das relações que se estabelecem entre os agentes em sistemas de aprendizagem, baseados em objetos de aprendizagem, se centre na interação entre agentes, focada em diferentes dimensões do fluxo comunicacional que a suporta, nomeadamente, padrão, contexto, domínio, nível, categoria, direção e iniciativa. Esta proposta baseia-se no princípio de que os novos contextos digitais de aprendizagem devem ser capazes de disponibilizar mecanismos funcionais de comunicação ajustados ao ambiente pretendido e adaptados aos agentes do processo. Toda esta dinâmica situa-se num cenário orientado à aprendizagem autorregulada, à colaboração e à pesquisa de informação; fatores que permitem o desenvolvimento de espaços que fomentam a personalização da formação em função das necessidades e perfis dos utilizadores, explorando novas dinâmicas para os canais de comunicação já conhecidos nestes contextos.
Palabras clave : Agentes de Comunicação, Fluxos Comunicacionais; Objetos de Aprendizagem; E-Learning; Interação; Modelo de Fluxo de comunicação; Formação Profissional..