Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação, Formação e Tecnologias
versión On-line ISSN 1646-933X
Resumen
MEDEIROS, Zulmira y NASCIMENTO, Silvania Sousa do. Letramento digital na formação inicial de professores em um curso a distância. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2014, vol.7, n.2, pp.74-93. ISSN 1646-933X. https://doi.org/10.1646‐933X-v7n2201407120006.
Este trabalho apresenta dados e análises acerca do acesso e da participação de educadores em um ambiente virtual de aprendizagem, buscando compreender o processo de letramento digital vivenciado por esses sujeitos. Em campo, nos propusemos acompanhar a formação inicial de graduandos do curso de Pedagogia a distância, oferecido pela UAB/UFMG e que utiliza a plataforma MOODLE como ambiente virtual de aprendizagem. Os sujeitos, ao participarem desse espaço, estavam interagindo entre si, construindo e publicando sua escrita, sendo deste modo, autores e leitores em um espaço colaborativo. Como procedimentos de coleta de dados, foram utilizados questionário online e observação virtual. A partir do perfil tecnológico identificado em diferentes momentos do curso, pudemos constatar mudanças nas condições de letramento digital apresentadas pelos sujeitos. Os resultados demonstraram ainda que o texto e o discurso produzidos por esses indivíduos nesse ambiente modificam-se ao longo do tempo, influenciados que são pelas relações que os sujeitos estabelecem entre si, com a própria tecnologia e com o meio acadêmico.
Palabras clave : Letramento Digital; Formação; Tecnologias..