Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
VEIGA-NETO, Alfredo y MACEDO, Elizabeth. Estudos de currículo: como lidamos com os conceitos de moderno e pós-moderno?. ETD [online]. 2008, vol.09, n.03, pp.234-252. ISSN 1676-2592.
O texto faz um primeiro apanhado sistemático dos grupos que, ligados ao GT Currículo da ANPEd, vêm trabalhando no campo dos Estudos de Currículo em várias universidades brasileiras e como tais grupos estão significando e usando as expressões moderno, modernidade, pós-moderno etc. Inicia-se com um quadro sinóptico das contribuições enviadas pelos grupos, passando a uma breve análise das relações entre modernidade, pós-modernidade e pós-estruturalismo; discute-se o lugar que é conferido ao real, quando se assume uma perspectiva que reconhece a centralidade dos discursos; discutem-se brevemente as relações entre teoria e empiria.
Palabras clave : Currículo; Modernidade; Pós-Moderno; Realidade; Teoria; Empiria.