Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Educação a distância na e para a formação reflexiva do professor. ETD [online]. 2009, vol.10, n.02, pp.203-222. ISSN 1676-2592.
O presente artigo aborda resumidamente o resultado da pesquisa de doutorado desenvolvida na PUCSP sob orientação do Prof. Dr. José Armando Valente. Essa investigação teve como propósito compreender os processos de reflexão que a formação desenvolvida na modalidade a distância, pautada na abordagem do “estar junto virtual” propiciou aos professores participantes do curso de especialização Desenvolvimento de Projetos Pedagógicos com o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. A análise relacional dos registros textuais dos professores em formação focalizou três situações de aprendizagem distintas e complementares: Aprendendo na ação, Teorizando na ação e Integrando a teoria na ação, as quais desvelaram as transformações que foram ocorrendo no processo de aprendizagem de tais professores em termos dos diferentes níveis de reflexão e de novas possibilidades de aprendizagem que constituem o alicerce desse momento da educação, que procura integrar as novas tecnologias disponíveis na sociedade atual, no processo de ensino e aprendizagem.
Palabras clave : Educação a Distância; Formação de Professores; Tecnologia; Abordagem Reflexiva; Aprendizagem.