Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
LAGUARDIA, Josué y PORTELA, Margareth. Evasão na educação a distância. ETD [online]. 2009, vol.11, n.01, pp.349-379. ISSN 1676-2592.
A demanda por cursos a distância entre os profissionais que trabalham em tempo parcial ou integral e que necessitam de atualizações contínuas em uma modalidade de aprendizagem conveniente, flexível, acessível, disponível a qualquer tempo e lugar defronta-se com barreiras à permanência dos alunos nesses cursos e, conseqüentemente, com altas taxas de evasão. O destaque dado à evasão e as razões para a sua ocorrência decorrem, em grande medida, da expansão da educação online e sua associação à qualidade dos processos de aprendizagem em ambientes virtuais. Entretanto, a diversidade de modelos teóricos utilizados, a extensa lista de variáveis apontadas como preditoras e o número expressivo de investigações que apresentam resultados divergentes acerca das causas da evasão sinalizam para o caráter complexo e multidimensional desse fenômeno. Esse artigo de revisão tem como metas discutir os diferentes conceitos e modelos teóricos e as variáveis identificadas como preditoras nos estudos sobre abandono em ambientes virtuais, bem como assinalar as estratégias para reduzi-la.
Palabras clave : Fatores Preditores; Modelos de Evasão; Educação a Distância.