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ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
LIMA, Lucia Ceccato de. Modelo aberto de educação ambiental. ETD [online]. 2013, vol.15, n.01, pp.161-178. ISSN 1676-2592.
O planejamento e a implantação de unidades legais de gestão ambiental têm sido conflituosos, gerando impasses sociais e econômicos. Esses conflitos geram movimentos cognitivos, emocionais e afetivos que, de alguma forma, contribuem para o aprender com o operar. A educação ambiental, como um processo mediador, possibilita a construção coletiva do processo de desenvolvimento sustentável para os setores produtivos, com uma proposta metodológica aberta, cujo modelo é gerar soluções a partir da participação social. Nesse sentido, entende-se que a educação ambiental é um processo de práxis educativa, que tem por finalidade a construção de valores, atitudes, conceitos, habilidades, normas, saberes e práticas partilhadas para a construção de um estilo de pensamento que contribua para a cidadania ambiental. Buscando compreender e contribuir com essa dinâmica social, foram realizadas, de 2001 a 2006, inúmeras e múltiplas ações pedagógicas de educação ambiental na região serrana de Santa Catarina. Esse movimento resultou na elaboração de um modelo aberto de educação ambiental que é mediado pela percepção ambiental dos atores sociais envolvidos, entendendo-se percepção como a integração das dimensões biológicas, psicológicas e sociais. Assim, a proposição do Modelo Aberto de Educação Ambiental com o paradigma da abertura transdisciplinar mediado pela percepção ambiental dos atores sociais envolvidos resultará na construção coletiva das soluções para os problemas ambientais locais.
Palabras clave : Modelo Aberto; Percepção Ambiental; Educação Ambiental; Observação Ambiental.