Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
MAKNAMARA, Marlécio y SOUSA, Rute Alves de. Escolas públicas e valorização da formação docente em biologia na UFRN. ETD [online]. 2016, vol.18, n.1, pp.215-226. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8634858.
O artigo relata experiências de valorização das atividades de estágio supervisionado inspiradas em cotidianos escolares. O objetivo foi aprimorar a formação profissional de futuros docentes de Biologia por meio da consolidação dos estágios supervisionados de formação de professores. O trabalho foi desenvolvido por permanente orientação para a troca e análise de informações sobre a realidade escolar, no sentido de aperfeiçoamento da prática pedagógica dos licenciandos e visando a melhoria dos componentes curriculares envolvidos. Os resultados apontaram para uma dinamização e positivação das atribuições e atividades formativas dos licenciandos. Pudemos concluir que a valorização e a profissionalização da oferta dos componentes curriculares envolvidos possibilitaram aos estagiários melhores condições de formação docente e de conhecimento e intervenção nos cotidianos das escolas-campo de estágio.
Palabras clave : Estágio Supervisionado; Cotidianos Escolares; Profissionalização Docente.