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ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
CAZETTA, Valéria y PREVE, Ana Maria Hoepers. Uma cartografia que pode dançar. ETD [online]. 2016, vol.18, n.4, pp.857-874. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v18i4.8646438.
Duas pesquisas em curso: "O que pode a cartografia e a geografia: investigações e invenções em educação" e "Geografias em corpos". Em ambas, a cartografia está em pauta. Por um lado, a cartografia como qualidade de acompanhar processos para que possamos dizer o que é preciso ser dito e, por outro, a cartografia da geografia, responsável por assegurar a produção de mapas ancorada na equivalência do espaço e sua representação. Do nosso encontro e do encontro das duas pesquisas elaboramos uma oficina na modalidade "Atividade Programada", oferecida para alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A fim de que nossas ideias de cartografia "falassem", cartografamos a sala de aula onde o encontro acontecia. Movimentamos, antes, as noções de cartografia em pauta para, em seguida, como numa dança, fazer com que os oficineiros deslocassem-nas, oscilando entre uma e outra. "O que pode a cartografia de uma sala de aula?". Assim, disparamos meios de expressão de uma ideia, criando espaçamentos, nos e por seus corpos, descolados de contextos figurativos e representacionais asfixiantes da ciência maior. Disponibilizamos ao grupo materiais diversos, prestando atenção aos processos de constituição daqueles mapas, afinal, o que é uma sala de aula? Quais são seus planos? Estavam em questão as dificuldades encontradas para o começo do mapeamento, não só do modo de trazer à tona as cartografias daquela sala de aula, mas do modo como presentificá-las.
Palabras clave : Educação Geográfica; Oficina; Cartografia Geográfica; Cartografia Guattariana/Deleuziana.