Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
FERNANDES, Adriana Hoffmann y GARCIA, Pedro Benjamin. O cinema como formação: a escola como mediadora da relação entre jovens e filmes. ETD [online]. 2017, vol.19, n.2, pp.384-399. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v19i2.8647625.
O artigo aborda os “achados” de uma pesquisa com cinema na escola, com jovens do ensino médio integrado, de uma escola de formação técnica. O campo de pesquisa foi constituído pelas rodas de leitura, com exibições, debates e leituras associadas aos filmes exibidos para as turmas, num processo de cooperação científica entre duas universidades e a escola de ensino médio e a colaboração estreita dos professores da escola. A pesquisa apontou que as rodas de leitura trouxeram aspectos amplos de formação com o cinema, experimentados pelos jovens na escola. Essas práticas apontam os processos formativos vividos ao longo do curso, fazendo-nos refletir sobre o papel mediador da escola na relação entre cinema e juventude. A escola aparece como sensibilizadora, desautomatizadora do olhar, algo que nos surpreendeu e confirmou o que discutem pesquisadores da área, como Dussel (2014), quando afirma que o cinema na escola nem sempre faz desse espaço pedagógico algo empobrecedor. Em diálogo com estudiosos de cinema e educação, destacamos como o processo vivido na escola pesquisada aponta para uma relação com o cinema como formação.
Palabras clave : Cinema; Jovens; Formação; Escola.